João Pessoa: 17 de julho de 2024

Secretário nacional do Consumidor visita Procon-PB e elogia andamento do “Renegocia !”

Publicado em: 27 de julho de 2023

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) recebeu, nesta quarta-feira (26), em João Pessoa, a visita do secretário nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous, no terceiro dia do Programa “Renegocia!”, que tem como objetivo a renegociação de dívidas para evitar o superendividamento, dentro do “Desenrola Brasil”, este com foco exclusivo na renegociação de dívidas inadimplentes. O vice-governador Lucas Ribeiro acompanhou a visita e destacou a importância da iniciativa para a população paraibana.

O “Renegocia!” é uma das vertentes do “Desenrola Brasil” e tem como objetivo a renegociação de dívidas para evitar situação de inadimplência, por meio de acordos que tornem as parcelas mais acessíveis, e conta com a adesão do Procon-PB. Outro foco do programa é a renegociação de dívidas em atraso.

Para Lucas Ribeiro, a parceria com o Governo Federal na realização do “Renegocia!” fortalece um trabalho que já vem sendo feito pelo Procon-PB. “A visita do secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, é muito importante para fortalecer esse novo programa de renegociação de dívidas do Governo. E ele vindo aqui, fazendo essa reunião com o Procon estadual, recebendo também representantes dos Procons de vários municípios, fortalece esse trabalho que vem sendo realizado pelo nosso Procon de buscar renegociar dívidas, orientar as pessoas”, comentou o vice-governador.

Por sua vez, Wadih Damous elogiou o ritmo em que está sendo feito o mutirão de renegociação de dívidas pelo “Renegocia!”. “Se no Brasil estiver acontecendo no mesmo ritmo que eu presenciei aqui na Paraíba, pleno sucesso. Muita gente vindo negociar ou renegociar suas dívidas. Isso significa a prestação de um serviço importante para a população brasileira — boa parte dela se encontra numa situação de dívida relevante, com parte de sua renda, seu salário sendo desviada para pagar dívidas. Eu estou muito contente e acho que esse mutirão vai ter muito êxito, no sentido de dar esperança à população, principalmente aos pobres e que não devem se envergonhar dessa situação. Eles podem contar com os Procons. Foi o que vi aqui na Paraíba”, disse.

Já a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, agradeceu a presença do secretário nacional de Defesa do Consumidor. “A visita do secretário Wadih Damous mostra o compromisso da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, do Governo Federal, aliado ao Governo da Paraíba, no intuito de fazer valer a defesa do consumidor, de trazer para o cidadão a oportunidade de negociar seus débitos”, afirmou, destacando que o Procon-PB dará apoio a iniciativas similares para promover a cidadania do consumidor.

Quem pode participar —  Para aderir ao mutirão de renegociação de dívidas, que segue até o dia 11 de agosto nas unidades do Procon na Paraíba, não é necessário definição de valor de renda tampouco da dívida. Além disso, a adesão pode ser feita tanto por consumidores com dívidas adimplentes quanto por aqueles com dívidas inadimplentes, já que o foco são a prevenção e o tratamento do superendividamento, tornando as parcelas da dívida acessíveis.

“Quando o Governo Federal lançou o ‘Desenrola Brasil’, ficou definido que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor faria mutirões de renegociação de dívidas, e o Procon-PB aderiu a essa iniciativa, colocando à disposição dos consumidores toda a sua experiência”, acrescentou Késsia Liliana.

 

O mutirão de renegociação do “Renegocia!” na Paraíba tem atendimento híbrido — o consumidor tanto pode ir presencial à sede do Procon-PB, localizada na avenida Almirante Barroso, 693, na Capital, ir a algum dos núcleos espalhados pelo Estado ou fazer a tratativa por meio do WhatsApp (83) 9 8618-8330. Mais informações podem ser obtidas pelo 151 (gratuito), pelo site www.procon.pb.gov.br ou também nas redes sociais — Instagram ou Facebook: @proconpb — e Twitter: @procongovpb.

SECOM

Tags:

Compartile: